Salvador recebe último Encontro Formativo Assédio Zero de 2024

Palavras-chave:
A Secretaria da Educação do Estado da Bahia realiza, nos dias 03 e 04 de dezembro, no Instituto Anísio Teixeira (IAT), em Salvador, a última edição do encontro territorial da formação Assédio Zero e Prevenção à Violência nas Escolas de 2024. A atividade reunirá educadores do NTE 26. 
 
A ação é organizada pelo IAT, a Corregedoria e a Ouvidoria da Educação e visa qualificar profissionais da rede estadual de ensino para que identifiquem práticas e condutas do assédio e abuso ocorridos no ambiente escolar e possam contribuir na adoção de medidas adequadas de prevenção e proteção dos estudantes. A ideia é fortalecer o diálogo sobre o combate ao assédio e a violência nas escolas com a gestão da escola, a comunidade escolar e todos os parceiros envolvidos. 
 
“ Com a formação Assédio Zero eu aprendi que não é só assédio, para além disso. É violência zero nas escolas, de todas as formas, de todos os aspectos. Sem dúvida essa iniciativa do IAT, do governador Jerônimo Rodrigues, da Secretária Rowenna Brito, é umas das melhores coisas que já aconteceram neste ano de 2024 para nos apontar caminhos para que a gente aprenda a lidar, a encaminhar, a acolher e a ajudar a resolver os problemas de violência na escola. Saio com o coração muito cheio, muito feliz, porque a gente sabe que isso tem que ser replicado a todos”, contou Paula Soares, educadora do Colégio Estadual João Vilas Boas, em Livramento (NTE 13), que participou do encontro formativo em Caetité.
 
"Foi muito interessante, porque diversos colegas puderam avaliar estas questões dentro das suas escolas. Trouxemos casos práticos e saímos daqui com uma resposta positiva para entender que cada caso é um caso, mas que nós temos suporte da Secretaria da Educação. Um evento muito positivo que, com certeza, agregou muito na nossa formação profissional", afirmou Jorge Carneiro Rios, diretor do Colégio Estadual José Ferreira Pinto, em Feira de Santana, que também já participou do Encontro Formativo Assédio Zero.
 
“Esta ação se apresenta como um compromisso dedicado à construção de ambientes educacionais mais seguros e acolhedores para todos. O objetivo é continuar envidando esforços para possibilitar a construção de conhecimentos e estratégias que contribuam para o enfrentamento às diversas formas de violências na comunidade escolar. Cientes de que a educação vai além das salas de aula, estabeleceremos um diálogo colaborativo para socializar e elaborar medidas de prevenção ao assédio e demais violências, mas também para promoção de relações saudáveis, respeitosas e inclusivas”, afirmou o coordenador de Diversidade, Inclusão e Pesquisa do IAT, Rogério Lima.
 
A formação tem carga horária total de 20 horas, sendo 12 horas voltadas para encontros presenciais e 08 horas dedicadas aos desenvolvimentos de atividades virtuais no AVA/Moodle.
 
Os encontros presenciais são realizados em duas etapas. No primeiro dia são apresentadas informações e explicações sobre como os termos "assédio" e "violência" são tratados pela legislação. Os participantes também têm acesso a dados estatísticos para, no segundo dia de atividades, realizarem trabalhos em grupo para estudo e análise de casos reais, que são apresentados no encerramento do encontro. 
 
A ação é realizada em parceria com a Secretaria de Políticas para as Mulheres (SPM), a Superintendência de Prevenção e Enfrentamento à Violência contra as Mulheres, a Secretaria de Justiça e Direitos Humanos (SJDH), a Coordenação de Proteção à Criança e ao Adolescente da Secretaria de Justiça e Direitos Humanos (SJDH) e a Secretaria de Promoção da Igualdade Racial (SEPROMI).
 

Notícias Relacionadas